Postagens | Dicas blog, Imagem, Pc Windows

Recuperar gadget excluido acidentalmente no blogger

Mostrarei uma possível forma de resgatar os gadgets de seu blogspot caso tenha ocorrido um problema ou erro com seu blog, e você não tenha feito um backup de seu modelo.

Parte desse procedimento pode ser útil também para resgatar textos que você tenha removido ou um post, caso você não mantenha uma cópia de suas postagens do blogger ou outro.
Se você está estressado que removeu seus gadgets lembre-se que o mais importante está no que você escreveu, e se lhe passa pela cabeça excluir seu blog, leia aqui antes.
O que você terá que usar é o cache que o google mantém de seu blog/site. Mas é algo que não da para ter uma garantia 100% pois depende do google já ter indexado suas páginas e se ela permite manter um cache, por padrão a maioria dos sistemas de blogagem e publicação de artigos permite isso.

Também, você precisará do Mozilla pois ele tem boas opções para facilitar a vida de editores, e, do tipo de gadget que você quer resgatar, assim como sua força de vontade, claro.

Quanto ao tipo de gadget, alguns são scripts que no momento que a página é carregada no navegador eles trazem outros códigos para o local, nesse casos não é possível pegar o código original do gadget, um exemplo é o adsense, que joga na página os anúncios no momento que ela é carregada.

Você excluiu acidentalmente os gadgets de seu blog, boa hora para pensar se todos eles eram úteis e necessários.

    Como resgatar alguns de meus gadgets ou artigos.

  1. A primeira coisa é fazer uma busca no google por site:http://SeuSite.com
    Você deve substituir SeuSite.com pelo nome de seu blog.
  2. Ao passar o mouse em cada resultado aparece umas 'setinhas' na lateral direita, passe o mouse nela e aparecerá um link chamado Em cache, clique nele.
    Nos últimos resultados estão as páginas guardadas a mais tempo.
    encontrar seu blog no cache do google
    Clique para aumentar


    Se você usa configurações antigas do google veja imagem...
  3. Após clicar no link Em cache você terá uma cópia não perfeita de sua página para alguma data anterior, você deve procurar uma cópia de sua página antes de ter sido feito as alterações, aí você já pode copiar seus textos e algumas imagens.
  4. Nessa cópia identifique o gadget que você quer copiar, muitas vezes você pode ser mais fácil tentar ir onde você encontrou esse gadget, clicar nele talvez o leve a página onde você o encontrou, se for uma lista de links importantes é mais fácil ainda, mas para copiá-lo: com o botão esquerdo do mouse pressionado arraste ele sobre o inicio do gadget(ou meio do título dele) até o final dele ou até o inicio do próximo(isso é para selecionar ele).
  5. Com o gadget selecionado clique no botão direito do mouse e Código-fonte da seleção.
  6. Abrirá uma janela com o código selecionado, Observe que é bem provável que tenha mais código selecionado do que o código do gadget, por isso você terá que identificar apenas o código do gadget:
    Os códigos de gadgets que foram adicionados no blogger pela opção Adicionar gadget, Html/Javascript tem uma possibilidade de serem recuperados, e no código fonte eles ficam logo abaixo da div
    <div class="widget-content">
    e observem que pode haver dentro desse código uma outra div o que pode lhe causar uma certa confusão, porque cada div criada deve estar fechada assim </div>

    Mas no blogger geralmente o código do gadget termina antes desse código:
    </div><div class="clear"></div>
    Desses códigos acima </div> é o fechamento da div widget-content e depois tem essa outra div com o class="clear que o nome sugestiona espaço, ou seja ela serve como um "separador"
    Resumindo:
    <div class="widget-content">O GADGET QUE VOCÊ PERDEU E QUE NÃO FOI 
    ADICIONADO PELO PRÓPRIO BLOGGER, 
    OU NÃO É PADRONIZADO NO BLOGGER 
    (EXPL. O ARQUIVO DO BLOGSPOT É PADRONIZADO) 
    DEVE ESTAR ENTRE ESSAS TAGS 
    NO LUGAR DESSE TEXTO, 
    NO CÓDIGO FONTE. DIFIIIICIL</div><div class="clear"></div>
  7. Concluindo, se o gadget é realmente importante para você, terá que fazer um esforço, copie o código e teste ele em seu blog de teste.

    clique para aumentarcomo copiar um widget do cache do google de seu blogspot usando o mozilla e codigo fonte

5 comentários:

  1. valew consegui recuperar o meu !

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Tbm consegui recuperar o meu...

    ResponderExcluir
  3. Olá perdi meu gadget d inscreva-se e não consegui fazer isso me ajuda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu caso só adicionando novamente, o cache do Google só funciona para casos ocorridos recentemente, pelo que vi seu caso foi a mais de uma semana

      Excluir
  4. Além do cache do Google tem um site que as vezes guarda todo um histórico de sites, e, pode ser usado para recuperar até páginas perdidas, isso se ele tenha indexado o seu site ou blog, quem quiser acessar e testar a Url de seu blog ou site acesse https://archive.org

    ResponderExcluir

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!

Postagens Populares