Postagens | Dicas blog, Imagem, Pc Windows

Instalar e remover fontes no Windows 7

Mostrarei como instalar e desinstalar uma ou mais fontes no Windows 7.

Para instalar uma fonte(letra) você deve saber onde ela está, se você baixar fontes da web é bom salvar em uma pasta ou na Área de trabalho(Desktop).

Provavelmente você deve ser um administrador do Sistema Operacional, mas, o procedimento de instalação e remoção de fonte é tão rápido e simples que vale tentar. Se você não for um administrador(dono) do Pc, talvez não conseguirá remover e nem instalar fontes.


Instalar uma fonte



Para instalar uma fonte basta clicar nela com o botão direito do mouse e clicar em instalar.

Ou Abrir a pasta Fontes e arrastar a fonte com o mouse para dentro da pasta Fontes. Para abrir a pasta Fontes veja abaixo até o passo 4

Remover uma ou mais fontes



Para remover fontes você precisa abrir a pasta Fontes. Siga os passos abaixo:
1-Clique no botão Botão iniciarIniciar(geralmente fica no canto inferior esquerdo da tela)
2-Clique em Painel de Controle
3-Clique em Aparência e Personalização
4-Clique em Fontes.
5-Clique na fonte que você deseja excluir(para selecioná-la)
Para selecionar mais de uma fonte, Pressione e mantenha a tecla de atalho Ctrl pressionada e clique em cada fonte.

6-Na barra de ferramentas que fica acima das fontes, Clique em Excluir(ou em delete).
Dica: você pode copiar e colar essas fontes em uma outra pasta antes de excluir, se você se arrepender saberá onde encontrá-las

7-Se aparecer uma mensagem para Confirmar ou Ok você pode confirmar para remover a fonte.

20 comentários:

  1. Carlos3/3/10

    Baixei o arquivo Alameda Hollow.ttf de dois sites diferentes e mesmo assim na instalação aparece uma mensagem dizendo que o arquivo é inválido e não instala, nem no micro com Vista e nem no notebook com Win 7 Pro.
    Qual seria o problema?

    ResponderExcluir
  2. Carlos

    Alguns sites disponibilizam o arquivo de fonte dentro de uma pasta compacta e somente nesse caso você teria que extrair o arquivo(para mais clique..), porém, se o arquivo realmente é com final(extensão) .ttf não parece ser esse o caso, aí só resta acreditar que o arquivo esteja com problema, isso pode ocorrer até mesmo durante o download.

    Se não for uma opção acima você pode seguir essas dicas de download(clique aqui) e principalmente após o passo 5 se você confia no site que fará o download.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo27/3/10

    Amigo, põe ai que se quiser instalar diversas fontes de uma única vez no Win7 basta marcar todas as fontes, copiar e, lá no Painel de Controle\Aparência e Personalização\Fontes, entrar no menu Organizar e escolher a opção colar.
    Mas me tire uma dúvida: Removi através do prompt do CMD, todas as fontes que colei, certo? Mas quando entro em qualquer software que tem aquela caixa de fontes (Paint, Word, Excel, por exemplo) o SO trava linhas vazias no combo. Tem como recompilar essa lista de fontes?
    Entendeu o problema?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo

    Se após reiniciar o computador o problema persistir tente ver se tem como Restauração do Sistema, para uma data mais cedo, Talvez isso resolva o problema.
    Talvez para restaurar você pode tentar Iniciar e Executar esse endereço:
    C:\Documents and Settings\All Users\Menu Iniciar\Programas\Acessórios\Ferramentas do sistema
    E procurar e clicar no ícone Restauração do Sistema, depois escolha mais cedo, um dia antes da data em que fez algo "errado"

    Outra opção seria, se você lembra a pasta/diretório do qual excluiu os arquivos de fonte, tentar abrir a pasta e adicionar elas novamente, mas abrir a pasta usando o IE

    Se nada funcionar tente o perguntar no yahoo, clique e usando a categoria correta, pode até fazer mais de uma pergunta em mais categorias e dando todas as informações...

    ResponderExcluir
  5. THANK YOU SO MUCH! instalei uma fonde do AC/DC... perfeita! Brigadão!

    ResponderExcluir
  6. alberto14/9/10

    Alguém sabe como instalo um fonte sem ser o administrador da maquina?

    ResponderExcluir
  7. alberto

    Você precisa ver com o proprietaio do Pc, para entrar na conta dele ou ele ir em contas de usuários e configurar sua conta com estas permissões(privilégos de administrador...)

    ResponderExcluir
  8. Anônimo19/10/10

    instalo 725 fontes smp no pc novo, no xp tinha q confirmar smp as "repetidas" do sistema, no windows 7 eu marco fazer isso em todas *-* showww, selecionar todas e clicar em "instalar"

    ResponderExcluir
  9. Olá! Estou com um problema relacionado a fontes. Baixei e instalei uma família de fontes. Tudo bonito e funcionando perfeitamente. Até eu perceber que a fonte nos navegadores (Chrome e Firefox) mudou para uma das fontes da família que eu baixei. Deletei a família pra ver se resolvia o problema e nada. E pior: 2 fontes ainda estão nas listas do Word, Photoshop, enfim, de qqr programa em que eu possa escolher a letra que eu vou usar. Na pasta de fontes do windows elas não estão. Então como elas podem ainda aparecer? Eu quero muito deletá-las de vez do meu PC, mas não as cho em lugar nenhum!
    Se você puder me dar uma orientação (se você souber, claro), eu ficarei muito grata!

    ResponderExcluir
  10. Juh

    Depois de desinstalar talvez precise reiniciar o computador, outra opção é 'limpeza de disco(esvaziar o cache)' ou restaurar o sistema para um dia antes de ter instalado a fonte, isso se não faz muitos dias.

    ResponderExcluir
  11. Caros, faz poucos dias que uso o win7 e não consigo habilitar fontes tipo1 pelo bitstream. Dá ERRO ATM: -219. Fontes T1 e Win7 são incompatíveis? Não posso ficar sem a Helvetica, por exemplo. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5/11/11

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo7/12/12

    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo6/5/13

    por que no meu pc eu instalei a fonte e quando eu fui usar no word ficou a letra normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de adicionar a fonte no Pc você terá que escolher no programa qual letra usará.

      Excluir
  15. Depois de baixar e instalar as fontes no painel de controle posso excluir as pastas do desktop para não pesar o pc? Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você se refere a pasta que baixou e já copiou as fontes e instalou aí você pode excluir a pasta que baixou e havia salvado no computador, isso porque ela não terá mais função uma vez que você já copiou os arquivos dela e instalou na pasta de Fontes.

      Porém, outras pastas você deve ter cuidado ao excluir, até porque geralmente a pasta "desktop" é onde fica as coisas que estão na área de trabalho. Nesses casos de remoção de arquivos e pastas que eu não sei se posso precisar eu costumo copiar para um pendrive e deixar eles lá para aí então remover do computador, em caso de remover algo que possa fazer falta eles estão nesse pendrive que funciona como um tipo de 'backup' para casos de arrependimento.

      Excluir
  16. OMFG! Como eu sou noob... Instalei um pack de 40000 fontes aqui e agora o pc nem liga direito! hehehe! Vou ter que desinstalar! ;-)

    Obrigado pelo post man!

    ResponderExcluir
  17. Como faço para instalar uma fonte via exe ou bat.
    no win/xp basta copiar a fonte_nova.ttf para c:\windows\fonts que esta tudo ok.
    Já no win/7 ou superior parece que isto não funciona.
    Pergunto fiz um zip com rota absoluta e gerei um .exe (utilizando o programa SFX Maker) porem a fonte não vai para o c:\windows\fonts.
    pode ajudar-me ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os arquivos de fones já são visto como instaláveis pelo windows, por isso, você pode, desde que estejam numa pasta comum do windows, ou na área de trabalho, pode clicar nela e a instalação começa, talvez em outras versões do windows você precise clicar sobre ela com o botão direito do mouse e aí na opção instalar.

      Quanto ao restante de sua dúvida em não sei bem como funciona, mas pelo que entendi esse programa é tipo de um conversor ou compactador/descompactador e talvez, no momento em que você usou ele para converter essa fonte ela pode perder as características que fariam o windows perceber ela como instalável e até como uma fonte, sendo assim, se usou esse programa em uma fonte, acho que teria que desconverter ou descompactar o arquivo para depois disso instalar ele normalmente, algo que seria uma perda de tempo, e, ainda correria o risco de 'corromper' o arquivo nesse processo.

      Excluir

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!

Postagens Populares