Postagens | Dicas blog, Imagem, Pc Windows

Coisas que um blog precisa para ter alguns visitantes

Dicas para um blog de sucesso, poucas, mas para aproveitar o que está disponível e é razoavelmente fácil de aplicar, algumas fundamentais.

Um tempo atrás postei algumas dicas para quem está iniciando um BlogSpot, que era mais ligada a estrutura do blogger, agora para ressaltar algumas coisas e mais umas dicas de forma meio que geral, vale também para outros blogs, porém, a maioria dos links aqui são para aproveitar as ferramentas disponíveis no blogger.

Não vou dizer e nem me acho suficientemente preparado para dar dicas de sucesso para um blog, até porque se fosse fazer o post seria muito grande ou perderia muito tempo resumindo, e também, o que funciona para um nicho(categoria ou temas de abordagem) nem sempre vale para outro nicho de blog, mas vou citar algumas coisas que percebi que alguns blogueiros tem errado ou esquecido, geralmente iniciantes estão deixando de aproveitar.

Não adianta, para um blog ir bem você precisa ler sobre o assunto, pesquisar, se você olhar o texto e pensar que é grande, saiba que tipo este já devo ter lido uns 20 no mínimo, só sobre assuntos relacionados. Nem tudo coloquei em prática, mas...
Entenda que aqui e em alguns outros locais, Postagem e Post são Artigos.
Nicho são coisas parecidas ou relacionadas entre si, como: Academia e Suplemento alimentar

O Img me pediu para dar uma olhada no blog dele, vi de cara o que considero uma falha comum a muitos, talvez não para o nicho dele, mas é bom considerar, o Logotipo muito grande na altura, é bonito, mas pode ser prejudicial porque o visitante que pretender retornar diariamente vai cansar e, não consta o nome do blog no logotipo, foi o que observei, além dos gadgets que para o nicho estavam bons, no momento eu estava com outras coisas me preocupando, mas para tornar útil para a maioria vou insistir também nos Marcadores(categoria ou tags), Postagens, Links, Divulgação e Gadgets. São 6 itens importantes em um blog.

Logotipo

Vou começar com Logotipo(banner ou logomarca), é a imagem que vai em alguma parte do topo do blog, pode ocupar toda a largura do blog ou não, de qualquer forma, nele é bom constar o nome do blog(Título) para ser memorizado pelo visitante
Você pode fazer um logotipo online animado ou simples, mas com o nome do blog, tipo o usado aqui no blog.
Pode ser uma imagem onde você pode usar um editor tipo Paint para inserir o nome do blog
Quem usa o blogger, pode adicionar o logotipo(veja como), e, nesta opção pode ser uma imagem sem o nome do blog, porém, deverá usar a opção Título do blog, até recomendo.

O Logotipo não deve ser muito alto, ele é importante, mas é muito importante que as pessoas vejam um Título de uma postagem e um pouco do assunto da mesma, isso no momento em que acessarem seu blog, e, sem precisar rodar o mouse. Em alguns blogs isso não acontece, a primeira coisa que se vê são anúncios, mas, geralmente os blogs que usam disso já tem "raízes" fortes na web, para um blog que está começando, a médio prazo pode fazer suas visitas caírem muito, ou fazer com que não retornem.

Postagens


Reafirmo que postagem é como a 'alma' do blog e deve ter um título atraente, o melhor é que desperte a curiosidade da pessoa ou esteja relacionado com uma busca que alguém faria na web, mas, é bom que ele seja verdadeiro, ou seja, se você colocar "Suco de laranja" é bom que ele fale sobre o assunto, nem sempre exatamente, se seu blog for sobre opinião política, suco de laranja pode ser o conteúdo extraído pela polícia de um infeliz, aquele cara que um político enrolou para fazer algo ilícito, nestes casos seria um título criativo que surpreenderia o seu leitor quando ele descobrisse do que se tratava. Veja que esse exemplo seria algo engraçado e interessante, mas, dificilmente esse assunto traria muitos visitantes de sites de busca para seu post(blog) e nem todos gostam desse tipo de abordagem, é bom não exagerar.

Uma postagem deve começar com uma boa introdução, é, como o professor mandava você fazer uma redação ou como se estivesse começando uma dissertação, a introdução muitas vezes é o ponto chave para o leitor abandonar ou continuar lendo, uma dica é procurar na web como escrever bem e praticar, pensar no que seu visitante pode gostar... Analisar que postagem fez mais sucesso e tentar aprender observando os pontos fortes e acertos dela, até você acertar em cheio e fazer um ou mais posts que lhe tragam bastante visitantes diários, neste trabalho os comentários podem ajudar, e, ferramentas como o botão para votar no post.

É bom sempre adicionar uma imagem que tenta representar a postagem, bonita, se usar imagem de outros é bom colocar a fonte de onde ela veio, endereço da página, tem até as opções de busca avançadas do google com a escolha só para imagens com autorização para usar, repassar e alterar...

Cuidado com postagens muito grandes, veja como um exemplo essa que você está lendo, não tem problema em fazê-las, mas, perceba que eu separei por tópicos com subtítulos, assim o leitor vê sobre o que irá ler, ele pode ignorar um pedaço se quiser, também prefira separar por parágrafos médios, textos grandes e contínuos são cansativos só de olhar, tente deixar uma linha em branco entre os parágrafos.

Ao criar postagens, evite usar cores para isso, use negrito ou itálico para dar destaque e até tamanho e tipo da fonte se preciso, apesar de estar disponível cores de fonte e fundo na área de criar ou Editar postagem, você deve levar em conta que um dia pode querer mudar as cores de seu blog e, por exemplo, se você colocou parte de um texto em azul e um dia resolver usar um fundo azul para seu blog, esse post que você fez usando letras em azul vai ficar ilegível.
Entendeu? É um pouco difícil de entender, mas, vou explicar novamente.
Você pode ter um blog com qualquer cor de fonte, mas, no Editor de postagem(quando cria post), evite o uso dos botões que colocam cor de fonte em uma palavra ou frase. Por exemplo, coloquei uma palavra com cor laranja quando criei esse post, se um dia eu mudar o fundo do meu blog para uma cor parecida com essa, essa palavra vai ficar invisível.

Categorias


No blogger e muitas outras plataformas tem a opção de escolher uma ou mais categorias a qual a postagem que está sendo feita se ajustará, no blogger são os Marcadores ou tags, e, é adicionado no momento que cria uma postagem(veja como). Uma postagem pode se ajustar a mais de um marcador/categoria.
Para estes marcadores também existe um gadget que é aconselhável usar na lateral, é uma opção a mais de navegação interna que você deixa disponível aos visitantes. "Seu blog parece ter mais assunto e organizado" e o leitor poderá escolher os assuntos que mais gosta dentro de seu blog.

Links


Um link dentro da postagem, para outra postagem sua(relacionada ao assunto), isso é muito bom, dá um pouco de trabalho, mas reforça as postagens e dá uma opção a mais de leitura, se observar neste texto, coloco no decorrer dele vários links que vão informando, caso alguém não saiba do que estou falando, e depois abaixo, quase sempre quando termino de escrever a postagem coloco uma lista de links que penso que os visitantes que leram aqui possam gostar(dentro do post)

Divulgar


Tem muitas formas de divulgar, sites que divulgam seu conteúdo na web tem muitos(precisa inscrever seu blog), eles vão usar seu título e as primeiras linhas da postagem no site deles, aí você se pergunta, meu conteúdo lá, me ralo para eles ter conteúdo meu... Não é assim, só irá para lá o título e as primeiras linhas do texto de sua postagem, a introdução, em troca eles criarão um link de direcionamento para seu blog, e, se os visitantes daquele site gostarem de sua introdução eles irão visitar seu blog por meio desta troca. São mídias que tem muitos visitantes, você tem conteúdo, ambos saem no lucro. Isso apenas ajuda um pouco.
Por isso é bom ter consciência de que quando um novo visitante vier a seu blog, seja ele indicado por um destes sites ou por uma busca na web, esse novo visitante espera ver o que o trouxe a seu blog(postagem), e não ver de cara apenas o logotipo, anúncios ou gadgets no topo e a postagem lá embaixo. Onde divulgar, clique Estou vendo mais alguns, quero ver se vale...

Parcerias, é uma forma de divulgar seu blog/site, não sou a pessoa mais indicada para tratar disto, pois investi muito do meu tempo e esforço em sites de divulgação...Mas o parceiro ideal para seu blog pode ser algum com o numero quase igual ou maior de visitantes, tem número igual de parceiros que seu blog pretende e que posta assuntos um pouco parecidos com o seu mas não iguais(não concorre diretamente), a menos que seu nicho escolhido seja extremamente grande e tenha assunto para ambos, muitos leitores...
Apesar de saber que parcerias pode ser algo vantajoso, não gosto muito de bater no assunto, porque, se você presa por seu blog isso pode lhe dar certo trabalho, você deve levar em conta o que disse acima e, se usar imagens para isso, o peso(bytes) delas, deve ver se este blog é tão interessante quanto o seu, seus visitantes vão gostar de lá quando forem? Esse site/blog é bem visto pelos sites de busca, PageRank, ele não envia visitantes para sites do tipo 'Fique rico em um mês sem trabalhar'(isso non exsiste) ou sites com vírus? Veja no site Advisor, os links que você adiciona em seu blog também devem ser testados no Advisor. Você deve ter cuidado para não criar links inexistentes ou para um site/blog que deixou de existir, e pior ainda se você criar um link para sites que disseminam vírus.

Gadgets


Gadgets para blogs são a maneira fácil de adicionar "ferramentas no blog", devem ser útil a seu visitante e ao blog, mas assim como o Logotipo, deve-se ter cautela ao adicionar eles no topo, principalmente se contém textos e imagens que possam confundir o visitante, se estiver no topo, ele não deve ser muito mais atraente que o título e inicio das postagens. Se eles são de outro site ou possuem links externos, são confiáveis?

Os gadgets mais importantes

São aqueles que facilitam a navegação interna de seu blog e fidelização do visitante.

Gadgets que facilitam a navegação interna são lista de links(blogger) ou em lista de links em Html, arquivo do blog(blogger), categoria(marcadores) e de busca.

Gadget de fidelização mais usado é algum que torne disponível a inscrição de Feed/Rss de seu blog, um botão de Feed é até simples de adicionar, até em mais de um local do blog(ou imagem mais chamativa), também no Feedburner você pode criar uma conta e copiar um código de formulário para assinatura de Feed por email(No Feedburner, a opção Publicar >Email Subscriptions)Saiba mais sobre FeedBurner, ou, quem usa o blogger tem um gadget para inscrição de feed via e-mail(sem uso de códigos) e também o Gadget Seguidores ajuda um pouco nessa função, mas a pessoa vê a atualização no Painel ou página especifica.

Acima estão alguns dos gadget que acho importante, se não esqueci de nada, e, você sabendo o nicho do seu blog pode pensar no que seus visitantes gostariam.

Finalizando, você deve dar preferência em postar coisas que você gosta, de preferência dentro de um nicho, mas pode fugir as vezes, pode postar alertas sobre coisas rotineiras ou que lhe indignaram, fale do crack de futebol ou o outro, política, ecologia, segurança, saúde, um blog é para se expressar com educação e responsa, se tem vários temas que gostaria de abordar, que tal uma enquete e perguntar a seu visitante isso e outras coisas.

Ultima dica, observe outros grandes blogs/sites, do seu nicho e não, veja o que a maioria tem, em comum, seus formatos, onde ficam as postagens(artigos), ferramentas que usam, os padrões, o que a maioria tem, você deve tentar ter também(na medida do possível), se você fugir muito do padrão as pessoas não vão se encontrar em seu blog. Se deixar de usar ferramentas de divulgação, fidelização e navegação interna, seu blog não sai do chão ou poderá fica para traz.

23 comentários:

  1. Como gerenciar os comentários do meu blog?
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Olá, será que você poderia dar uma olhada no meu blog? Ver o que acha?
    E será que vc poderia me ajudar num probleminha?
    Debaixo do 3° gadget tem um espaço grande sobrando, como que eu resolvo isso?

    http://tudofacilerapido1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ana carolina

    Você deve ir na opção de Editar o gadget e ver se deixou varias linhas em branco nele. Acho que ele é um gadget de texto, clique no final do texto e tente usar as teclas(setas) de descer e subir, se o cursor subir e descer num espaços em branco, significará que tem linhas ali, use a tecla Delete para apagar as linhas em branco.

    ResponderExcluir
  4. Oii, suas dicas de blog são muito perfeitas!!!
    Eu fiz um blog a pouco tempo e não sabia bem o que postar agora com essas explicações já dá pra saber o que vou escrever.
    Obrigada
    ;D

    ResponderExcluir
  5. Oi novamente!
    Eu fiz um blog recentemente e lendo este teu post, vc fala para nao usar cores no texto. Entao q cor para o plano d fundo q combine e a cor do texto ideal? Amei teu blog!!

    Karolminaj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Karol Minaj

    O que quis dizer é para evitar fazer isso usando o editor de postagens, usar a opção Design de modelo do blogger.

    Quanto a cores que combinam existem muitas, o mais importante nesse sentido é que uma leitura mais longa em seu blog não incomode os olhos ou não seja difícil de ler.

    Quanto a cores, você pode personalizar seu modelo ou até um blog de testes, tirar um Print('foto') e postar perguntando para seus visitantes e amigos dizerem qual é melhor. Também pode visitar blogs/sites 'grandes' que falam os mesmos assuntos que você ou que tem um visual que você goste e usar cores um pouco parecido.

    ResponderExcluir
  7. Karol Minaj

    Acho que não consegui ser bem claro, eu não disse que não deve usar cor da fonte, mas sim, evitar, por exemplo, criar um post com uma frase em outras cores, como agora, se eu adiciono uma palavra em vermelho e um dia eu mudar o fundo do blog para vermelho e fonte amarela ou outra cor, essa palavra vai continuar vermelha e não irá aparecer, porque a cor de fonte de uma frase que foi colocada na criação da postagem não mudará(evitar uso dos botões de cores de fonte do Editor de postagem).

    ResponderExcluir
  8. Eu fiz uma enquete. Mas nao sei como ver os resultados. Eu aperto para mostrar e nda aparece.
    A minha enquete nao foi flash.

    ResponderExcluir
  9. Karol Minaj

    Se é a do blogger algumas vezes a gente vê o resultado ao votar, se e ninguém votou talvez o resultado ainda não apareça, raramente, mas alguns modelos ou estilo que a pessoa escolheu podem apresentar algum 'problema' e talvez a cor da fonte está na mesma do fundo

    ResponderExcluir
  10. Olá FT
    Procurei algo sobre customizar o blockquote mas não achei.Tentei a dica da Juliana do Templates para você mas não deu certo. Você pode ajudar?
    Obg

    ResponderExcluir
  11. Kátia

    Vou pensar num modo para escrever sobre o assunto

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive que remover seu comentário por conter e-mail

      Excluir
  13. gente meu blog é o melhor blog do mundo, todos pra lar agora

    ResponderExcluir
  14. Ótimo artigo, ter blog não é facil, mas desistir jamais.

    aproveito tbm para divulgar o meu blog de humor galera, acessem la
    deixem o de vcs tbm que ajudo a divulgar uma mão lava a outra.

    blog:
    http://www.teviaqui.blogspot.com.br/

    página do face
    http://www.facebook.com/pages/Tevi-Aqui/350128988422626

    ResponderExcluir
  15. Por obséquio você poderia fazer uma visita a meu blog e ver o que eu preciso mudar ou melhorar?

    http://www.penso-texto.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para começar, essas extensões de domínio novas como .tk ou .tl etc não são bem vistas pela maioria das pessoas e alguns até por sites de busca, tente registrar seu blogspot com um final mais conhecido como .com de preferência ou .com.br ou até .pt e evite colocar ele em num frame/iframe para que as pessoas acessem, isso dificulta para as pessoas verem a Url origem ao navegar.

      Como eu disse, tente colocar os gadgets essenciais, como busca, inscrição de feed via e-mail, e algum de navegação interna como posts populares ou recentes.

      Evite ficar colocando cores nas letras do texto ao postar, você usou algumas amarelos e outras branco, se por exemplo um dia você mudar seu blog para um fundo claro esses posts poderão estar com design comprometido porque você deu cor no texto quando postou e essas alterações ficam no Html do post.

      Excluir
  16. Obrigado pelas dicas. Foi muito útil para mim.

    ResponderExcluir
  17. como faço para fazer uma personalização avançada no meu blogspot ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do que você se refere e também de seu modelo. Se você quer mudar os estilos de seu blog e usa um dos novos modelos do próprio blogger aí pode ver como personalizar seu blog do blogger sem mexer em códigos, clique.

      Fora isso você tem outras opções como adicionar gadgets, eu recomendo que evite mexer no código do seu modelo e crie um outro blog para fazer testes e praticar

      Excluir
  18. Gostei muito do seu blog
    quero deixar aki o endereço do meu blog
    se alguem querer dar uma olha ou até opinião para melhorias eu agradeço
    upessenciaspa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Obrigado pelas dicas, estou começando em um blog sobre informações turísticas de minha cidade, seu post veio me ajudar muito.

    ResponderExcluir

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!

Postagens Populares