Postagens | Dicas blog, Imagem, Pc Windows

Criar uma lista de links na postagem do blogger

Como criar uma lista de links na postagem do blogger, algo tipo 'Posts relacionados' ou 'leia também', sem o uso de códigos, ou com eles para personalizar.

O estilo da lista de links irá variar de acordo com seu layout(tema, estilo de modelo), pode ver um exemplo de uma lista de links simples:



Geralmente uso esse tipo de lista no final do post, os motivos para colocar links no post são para que o leitor possa ler coisas de assunto parecido que talvez lhe interesse e para que ele fique mais tempo no blog. Isso fará com que alguns visitantes naveguem em seu blog e nessa navegação aumenta as chances dele se inscrever, compartilhar, seguir, se interessar em um anúncio ou diversas outras coisas possíveis em seu blog e que seja do interesse de ambos.

Outra coisa muito boa, é que isso contará alguns pontinhos para seus posts aparecerem mais nos resultados de busca, o resultado desse trabalho e as coisas citadas é mais visitas para seu blog

Porque uma lista de links?

Uma lista simples é um link abaixo do outro, mas o porque de não deixar simplesmente um link embaixo do outro é que as pessoas percebem melhor que cada linha é um item separadamente, dá um visual melhor, o cérebro associa muito facilmente a lista como se fosse um menu e opções distintas a serem exploradas, a chance de um clique aumenta.

Mas o fato de você ter uma lista de links não quer dizer que você deva abrir mão de colocar links no texto da postagem quando for interessante citar um outro artigo.

Outra coisa importante é, que alguns sites de busca nem sempre sabem de todos seus posts, e esses links ajudam eles a descobrirem seus posts, você pode imaginar um site de busca como se fosse uma pessoa louca para ler mais coisas e, cada vez que ele encontra um link em seu post ele vai lá e lê e se achar importante ele mostra para as pessoas que fazem pesquisa, e, esses links no seu post é como se você dissesse para os sites de busca que seu outro artigo também é bom, se esses posts tem um assunto parecido eles dão mais valor ao post onde tem esses link e ao post que 'recebe os links', mas é bom não exagerar na quantia de links dentro do post.

    Dicas para criar lista de links para o post
  • Você pode começar um post já com a listinha de uns 2 ou 3 links, e no que vai escrevendo você pode lembrar de algum post relacionado e criar mais um link.
  • Se você tem muitos posts, pode fazer uma busca em seu blog, isso usando as principais palavras do artigo que está escrevendo, isso faz você lembrar de algum post interessante e conhecer melhor seu blog, e, até pode surgir uma nova ideia.
  • Você também pode colocar links para posts que você imagine que a pessoa vai gostar, não precisa ser assuntos exatamente parecidos, mas com alguma semelhança, se você observar esse post aqui, perceberá que existem links para posts parecidos, que incluem criar listas e links, mas, também verá links para posts que podem ser essenciais para a pessoa entender esse post(assunto) e fazer o que é proposto aqui, também verá aqui links para posts que eu sei que você ou outro leitor gostaria, isso porque eu sei que quem lê esse post provavelmente usa o blogger, assim você deve ser com seu blog, sacar o que mais seu leitor gostaria de ler, assim como um dono de padaria, ele sabe que quem compra pão poderá querer presunto e queijo e/ou mortadela e margarina, assim como ele precisa saber, dentre esses produtos, qual vende mais e não pode faltar para o sucesso de sua padaria, assim como pode escolher o que vale mais ou deve estar em destaque.

    Criando a lista de links no post do blogger


    Para criar a lista de links basta ir só até o passo 6 e continuar seu post, as imagens abaixo podem ser um pouco diferentes do que você verá ao criar o post.
  1. Acesse o Blogger.com
  2. Em criar Nova postagem
  3. Na opção Escrever
  4. Crie seus links, deixe um em cada linha, se não souber como criar links no post, clique aqui
  5. Selecione os links clicando no inicio deles e arrastando o mouse até o final do ultimo link
  6. Com eles selecionados clique no botão de listasLista de marcadores, ao passar o mouse sobre esse botão aparece a mensagem 'Lista com marcadores'

    Ao lado desse botão terá um botão que é para Lista numerada, se você quiser pode usar, mas a lista simples(com marcadores) é mais adequada para isso. Importante, essa mensagem que aparecerá no botão(Lista com marcadores) não tem nada haver com os marcadores do blogger

  7. Clique para aumentar
    Criar lista de links no blogger

    Pronto, é só seguir editando seu post e publicar ele, e, se você quiser adicionar mais um item a sua lista, basta clicar onde tem o círculo(bolinha) e dar um Enter, na linha que ficar só a bolinha você pode digitar uma frase e fazer ela virar um link como faria normalmente, a menos que você queira que fique mais chamativa a sua lista de links, aí precisará mexer no Html do post e usar um estilo Css, veja abaixo.
  8. Personalizar a lista de links

Essa parte pode ser bastante difícil, seria bom que primeiro você postasse algo com sua lista de links sem personalização(como mostrado acima) para ver se isso realmente será necessário.

Se você quiser pode selecionar a lista e clicar no botão de cor de fundo(só para quem usa o novo editor), mas eu desaconselho a fazer isso porque se um dia você mudar as cores de seu blog, essas cores não mudarão sozinhas porque estão no Html e poderão não combinar com o novo tema, até pode ficar difícil de ler, sendo assim, o que eu faço aqui é usar um nome de classe para a lista, para isso basta ir na parte Editar Html da postagem e encontrar essa tag <ul> ou essa <ol> e acrescentar class='my-list-post' e ficaria assim: <ul class='my-list-post'> ou assim <ol class='my-list-post'> Aí, essa lista terá um nome, sendo assim eu vou uma única vez no Css do HTML e incluo uma personalização para esse nome de classe, aí, cada vez que eu adicionar esse nome de classe numa lista ela vai obedecer aquela personalização, se um dia eu quiser alterar essas cores, basta ir Editar HTML do blogger e alterar o estilo para essa classe, aí todas as listas de links com esse nome de classe irão mudar automaticamente.

1ª Parte, ao criar o post e depois de criar a lista de links clicar em Editar Html e encontrar a tag <ul> ou <ol> e acrescentar class='my-list-post' O resultado ficaria assim:
<ul class='my-list-post'> ou então <ol class='my-list-post'>
A diferença entre as tags ul e ol depende do tipo de lista que você criou

2ª Parte, Adicionar estilo no Css do blogger(veja como)

Agora que você sabe onde adiciona estilo no Css do blogger, vou mostrar um estilo para a classe criada acima

.my-list-post{border:solid red 1px; background:orange; padding:6px; list-style-position: inside;}


No código Css acima, red é a cor vermelha da borda e orange é a cor laranja do fundo, você pode alterar os nomes de cores usando nomes básicos de cores em inglês ou um código de cor hexadecimal no lugar do nome da cor.

Talvez você tenha que entender e acrescentar uma margem(margin e valores) para que não fique muito distante das laterais, uma vez que listas tem seus próprios valores para os navegadores e, dependendo do seu modelo...

4 comentários:

  1. Cara eu gostei mais tem como ponhar link assim com imagen da minha postagen sitada no LINK ?

    Olhe meu blog...
    http://eblog-noticia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. EBlog-noticias

    Se você usa o novo editor é só postar a imagem e clicar sobre ela, aí aparecerá a opção Link ou Mudar link, bastará clicar o colocar o novo endereço.

    Se você usa o editor antigo, veja aqui como colocar imagem link

    ResponderExcluir
  3. Perdoe-me se não for aqui pertinente, MAS se puderes me ajudar a elucidar ...
    O Blogger tem apresentado mil e um problemas a partir de + ou- 3 semanas atrás.
    Para mim e N pessoas que fazem blogs sem fim lucrativo financeiro, pergunto: há outros grátis e fáceis tanto quanto o Blogger?
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Vivian

    Algumas pessoas podem dizer que esse ou aquele é melhor, se não existisse o blogger, talvez eu usaria o Wordpress, mas mais fácil eu não acredito que seja.

    Uso o blogger a mais de 3 anos e poucas vezes ocorreram problemas mais graves, algumas coisas que a gente paga(aparelhos, programas, windows, etc), e mesmo essas dão alguns problema, agora porque não devemos dar um voto de confiança ao blogger, que vem melhorando a cada dia, as vezes é nessas tentativas que pode ocorrer um problema, mas se não fizer, não melhora.

    ResponderExcluir

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!

Postagens Populares