Postagens | Dicas blog, Imagem, Pc Windows

Blog com nova versão dinâmica, mas sem opção Editar Html do Blogger

Vou falar sobre mais uma novidade do Blogger.com, que são os modelos dinâmicos, e esclarecer pequenas dúvidas de alguns visitantes sobre esses modelos de visualizações dinâmicas.
Quem quiser ver como ficaria seu blog com a visualização dinâmica, basta acessar ele e adicionar /view/ no final da Url da home-page, por exemplo, a Url aqui do blog fica assim: http://www.fazermeublog.com/view/, ver?

Esse recurso do blogger permite que você escolha um modelo que é baseado em JavaScript, ele parece ficar mais leve que alguns outros modelos, principalmente para a navegação interna do blog, ou seja, fica mais rápido para acessar o próximo post, permite ao usuário escolher se quer ver em um tipo de visualização diferente, ele poderá escolher entre: Classic, Flipcard, Magazine, Mosaic, Sidebar, Snapshot, Timeslide

Uma das desvantagens é que, por ser baseado em JavaScript, nem todos os sites de busca vão conseguir ler o conteúdo completo do post, podendo fazer com que o blog receba menos visitas.
Outra desvantagem, até o momento, a opção de adicionar gadgets funcionou mas os gadgets não aparecem, e, acho que não existe pessoa que não ache importante colocar gadgets de sua escolha no blog.

Outra coisa que as pessoas me perguntavam é porque não tem a opção de Editar HTML para o modelo do blogger delas, ou o botão HTML não funciona, isso não é um erro, mas uma condição para evitá-lo, na verdade é porque a versão dinâmica não tem essa opção, também não tem a opção de ajuste de largura(disponível para novos modelos) e a opção Layout que fica em Design de modelo e serve para escolher o lado que fica a lateral e quantas.

Só tem a opção de visualização dinâmica os blogs abertos a todo o público.

Usando a opção Avançado de Design de modelo, você até pode adicionar Css para alguma personalização, se não for possível de outra maneira, mas, para esse tipo de modelo existem pouquíssimos tutoriais na web. Na data desse post, 02/2012, mesmo com modelos dinâmicos, você ainda pode acessar o HTML, se no futuro o blogger não impedir essa ação, mas, não aconselho a fazer isso usando os modelos dinâmicos, pois pode acabar estragando o design, para acessar o HTML pegue essa Url http://www.blogger.com/html?blogID= e no final dela coloque o número ID de seu blogger, essa ID você pode copiar da barra de endereços do navegador, para isso, vá em criar um post e copie os números que que estão na barra de endereço do navegador e ficam logo depois de blogID= com o número copiado complete o Url acima e pode acessar.

Voltar para a versão antiga de seu blog(normal, não dinâmica)

Esse processo acima, de acessar seu HTML, também pode servir para fazer uma cópia de seu modelo como ele era antes de você mudá-lo para a versão dinâmica, aí, para voltar a usar seu modelo antigo(não dinâmico), você pode copiar e salvar esse código HTML em seu computador, depois, precisaria seguir os passos abaixo e escolher outro modelo não dinâmico e usar aquela cópia de seu HTML para inserir na opção de Editar HTML e voltar seu blog como era sem versão dinâmica

    Mudar para os modelos dinâmicos do Blogger

    Como eu disse acima, esse modelo tem prós, mas tem contras, não aconselho que usem, apenas vou mostrar como usar eles em um blog, para quem quiser.
    Antes de se atirar nessa novidade é bom fazer um cópia de seu modelo de seu código, deixe a cópia guardada em seu computador ou outro local, e também é aconselhável usar um blog de teste para ver a como é um blog dinâmico, se gosta ou não...
    Os passos abaixo também servem para voltar a usar os modelos normais do blogger, ou escolher outro que não seja dinâmico no passo 6
  1. Acesse o blogger.com
  2. Procure e clique em Design, se você usa a nova interface clique em Layout
  3. Na página que abrir clique em Designer do modelo
  4. Na página que abrir, se preciso for, clique em Modelos
  5. Você verá uma ou duas setas para ver mais modelos, clique nas setas

    Tem setas dos dois lados Seta para rodar, passar os modelos do blogger

  6. Pode escolher e clicar no modelo que diz Visualizações dinâmicas
  7. Abaixo haverá uma sub-categoria dos modelos, clique em uma delas(são miniaturas menores ou fotos dos modelos)
  8. Depois de fazer alterações clique no botão Aplicar ao blog
Trocar o blogspot para versão dinâmica do blogger ou retornar para o modelo padrão

5 comentários:

  1. Coloquei no modelo dinamico e agora quero voltar. Como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para escolher outro modelo não dinâmico você pode seguir os passos acima e escolher outro modelo, como descrito nos passos 5, 6 e 7, porém no passo 6 clique em outros modelos que não a visualizações dinâmicas.

      Se você quer seu modelo anterior e fez uma cópia do código dele pode usar essa mesma, se não fez, copie ao número de Id que fica na barra de endereços do navegador quando você personaliza seu blog e insira atrás desse endereço Url http://www.blogger.com/html?blogID= e acesse, esse pode ser o código HTML de seu modelo antigo, faça uma cópia do Html, e acesse o blogger em outra página e escolha um modelo do blogger(os passos acima), depois vá em Editar HTML e substitua aquele código pelo código antigo.

      Excluir
  2. Uma das desvantagens, na minha opinião, da visualização dinâmica, é que são todas em inglês. Nem todas as pessoas q acessam nossos blogs saberão manusear....

    ResponderExcluir
  3. A visualização do meu blog, após a mudança para o modelo dinâmico, restringiu-se aos Estados Unidos, pode ser coincidência,porém isto ocorreu após a mudança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar do blogger já ter lançado os modelos dinâmicos a um bom tempo, mesmo assim ele ainda está precisando de melhorias, aos poucos o blogger anda ativando mais opções, mas algumas coisas podem demorar, pelo que percebi as novidades para esses mo0delos surgem 'lentamente'.

      Excluir

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!

Postagens Populares