Postagens | Dicas blog, Imagem, Pc Windows

Como pode personalizar uma página não encontrada no Blogger

O blogger está com mais uma novidade, a página de erro 404 que pode ser personalizada, antes era uma página padrão com layout do blogger, agora ela seguira os padrões de estilos do seu blog, inclusive com gadgets, e mais, você poderá adicionar um texto, personalizado com tags Html e explicando o porquê desse erro e dando alguma sugestão para o visitante contorná-lo.

Para um site ou blog que é bem indexado e que você investiu, tempo ou dinheiro para divulgar, nesses blogs alguns outros sites podem ter criado automaticamente links quebrados, ou seja, um link para uma página ou post que não existe em seu blog, até mesmo a gente pode cometer esse erro, ou, quando você exclui um post, coisa quer não aconselho. Por esses motivos é bom ter uma página que explique ao visitante que ele está em uma página que não existe, a famosa 404, e que ajude ele a encontrar o que queria.

Eu optei por colocar uma curta explicação e um simples formulário de busca(se quer um clique), acho que isso é mais que o suficiente, tanto porque não é legal tirar muito tempo das pessoas em uma dessas páginas de erro, e a solução mais adequada é pedir que façam uma busca para encontrarem o que querem.
Antes de prosseguir, evite mudar outras configurações disponíveis nessa página de configurações do blogger, observando o passo 4 tem outras opções avançadas e, se você não souber o que está fazendo e errar algo pode prejudicar o desempenho de seu blog perante as buscas da web.
Como crio um texto personalizado para página de erro?
Abaixo eu mostrarei os passos para inserir o texto de sua página não encontrada e, como disse, você pode inserir tags Html, para quem não entende de Html, pode usar a área de criação de postagem do blogger para criar um texto personalizado e, naquele local tem a opção Editar Html que você pode obter o texto com as tags que foram usadas para a personalização, esse texto e tags você pode adicionar como padrão para página de erro, para adicionar o texto em página de erro do blogger siga os passos abaixo.

Dica: Guarde seu texto ou mensagem de erro em um documento, principalmente se fizer algo 'bem bolado', isso porque, eu tive um problema e a página de erro que personalizei voltou ao normal, eu tinha colocado um campo de busca..., raramente o blogger apresenta uns bugs(erros), talvez isso não ocorra mais, mas é melhor prevenir.

Onde inseri texto para página de erro 404 do blogger?

Como eu disse é uma novidade, e está disponível para todos usuários do blogger, porém, só pode ser feita acessando a nova interface do blogger, se você usa a antiga interface, acesse o draft.blogger.com para fazer esse procedimento, assim você não precisa mudar a interface do blogger.com
  1. Acesse o painel do draft.blogger.com:
  2. Ao lado do nome do seu blog clique na seta do menu expansível
  3. Ao expandir o menu clique em Configurações
  4. como configurar página de erro personalizada do blogger
  5. Abrirá uma página, no menu da lateral esquerda clique em Preferências de pesquisa
  6. Ao lado de onde diz "Página não encontrada" personalizada clique no link Editar
  7. Abrirá um quadro para inserir uma mensagem simples ou com tags Html, coloque seu texto de página de erro. Você pode digitar aproximadamente 10.000 caracteres.
  8. Clique no botão Salvar alterações
  9. Após isso está pronta sua página de erro.Fazer configuração de página de erro personalizada em blogs e blogspot do blogger
Para você ver como fica uma página de erro aqui no blog, clique, você perceberá que nada muda na aparência do blog, apenas onde seria o conteúdo principal(post, artigos) fica o aviso de se tratar de uma página não encontrada, isso é quase que um padrão na web(todas as páginas de um site com a mesma aparência), em algum site você já deve ter se deparado com uma dessas páginas dizendo algo como 404 - Not Found e se observar atentamente verá que a maioria dos sites usam o mesmo estilo que suas outras páginas, isso para não confundir o visitante que já estará frustrado ao se deparar com uma página cujo conteúdo que ele esperava ler não existe mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!

Postagens Populares