Postagens | Dicas blog, Imagem, Pc Windows

Como fazer redirecionamento de Url em blogs do Blogger

Como fazer redirecionamento de Url no bloggerMais uma novidade do blogger, agora você pode criar url de redirecionamentos, isso é útil para alguns casos, porém, é um pouco difícil de fazê-lo, mas é possível.

Um dos motivos onde essa opção pode ajudar é quando você percebe que existem links apontando para uma página que não existe no seu blog, o famoso link quebrado, se esse link está apontando para uma página que não existe em seu blog, aí você praticamente 'perde esse link', ou seja, esse link não agrega valor a seu blog, e, como geralmente esse link vem de outro site, sendo assim você não pode ir lá corrigi-lo.

Atenção, evite mudar outras opções, os passos que seguem abaixo são para usuário avançado, se você não tem prática ou não entende sobre o assunto e quer tentar, pelo menos use um blog de testes para praticar.

Esse procedimento não funciona para redirecionar o blog todo e nem Home-page, serve apenas para determinar quais endereços Url serão redirecionadas e para onde. Por ser algo que dá muito trabalho, procure usar só se necessário ou vantajoso.

Outra opção é criar um link com url redirecionando o visitante para outro site, a vantagem dessa opção é encurtar o url de um link ou tornar o link nofollow(não seguido por sites de busca).

Vou mostrar como fazer o redirecionamento de uma url em blogs do blogger, antes, quero esclarecer que link é uma coisa e Url é outra, link é algo clicável que 'gera uma reação' e url é o endereço que você usa na barra de endereços do navegador para acessar sites e suas páginas, e url também serve para criar um link, redirecionamento é fazer com que uma Url mude para outra quando acessada.

Acho que já deu para perceber que é algo um pouco complexo e vai ficar mais difícil ainda, é bom que você já tenha algum conhecimento sobre o assunto, ou muita paciência e dedicação para ler, testar, observar o que ocorre e se preciso for, pesquisar mais sobre o assunto.

Como disse acima, é uma novidade, e está disponível para todos usuários do blogger, mas, só pode ser feita acessando a nova interface do blogger, se você usa a antiga interface, acesse o draft.blogger.com para fazer esse procedimento, assim não precisará mudar a interface do seu blogger.com

    Criando url de redirecionamento em blogs do blogger

  1. Acesse o painel do draft.blogger.com
  2. Ao lado do nome do seu blog clique na seta do menu expansível
  3. Ao expandir o menu clique em Configurações
  4. como configurar redirecionamento personalizado de url no blogger
  5. Abrirá uma página, no menu da lateral esquerda clique em Preferências de pesquisa
  6. Ao lado de onde diz Redirecionamentos personalizados clique no link Editar
  7. Abrirá um quadro para criar Url de redirecionamento ou alterar elas, clique no botão Novo redirecionamento
  8. Aparecerá dois campos para inserir Url
    1. O primeiro campo onde diz De http://.. você coloca a Url do seu blog, porém, a partir do nome dele e sempre iniciando com essa barra / Por exemplo:/2012/03/criar-pagina-de-erro-404-no-blogspot.html
    2. No segundo campo onde diz Para http://.. é para onde a url deve ser redirecionada(apontar para...), ou seja, nova Url, também deve iniciar com essa barra / por exemplo /2011_11_01_archive.html ou se for para outro site poderia ficar assim //foitestado.com aí estaria direcionando para meu outro site, perceba que, para direcionar para outro site precisa retirar o http: que fica no inicio de uma url completa
  9. Após preencher os campos, clique no link Salvar, talvez precise clicar duas vezes nele, aí, ele mudará para Editar, assim você poderá alterar a url, apenas se for preciso.
  10. Clique no botão Salvar alterações

    As vezes ocorre um erro e o botão para salvar alterações não funciona, você pode tentar o botão cancelar e, se não resolver atualize a página do blogger e recomece.

como fazer para configurar url de redirecionamento no blogger

Você pode ver que funciona acessando a Url abaixo:
http://facilefunciona.blogspot.com/ir/t-foitestado

Como você pode ver, o blog acima é um blogspot, e eu criei essa Url pra direcionar para o meu Twitter, isso porque, para criar o link eu uso, no blog acima, o mesmo script que uso nesse blog aqui, e, ao invés de criar um link para http://twitter.com/#!/foitestado eu criei um link com essa parte de Url /ir/t-foitestado Não diminui muito a quantia de caracteres, mas como eu estava fazendo outros redirecionamentos, aproveitei o momento.

21 comentários:

  1. Olá, muito obrigado por me responder la no outro artigo, me ajudou muito, sempre quis fazer os links assim, e também é muito bom para encurtar os links dos programas de afiliados.

    Mas uma pergunta (rsrs), como você se chama?

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente dá para fazer links de redirecionamento, mas eles são bons para colocar na área de gadgets, porque se você encurtar umas 3 Urls e conseguir diminuir uns 20 ou mais bytes na lateral, vai ser essa redução para centenas de páginas e postagens do blog que vão ficar mais leves, porém, fazer um redirecionamento de Url para cada post pode não ser vantagem pelo trabalho que dará, e, se um dia, por um bug do blogger, esses links deixarem de existir, você terá que lembrar para onde apontavam ou corrigir cada postagem, eu tive um problema que os Urls que eu tinha redirecionado sumiram quando configurei a meta-tag description no blogger, talvez o blogger já tenha resolvido.
      Sobre a segunda pergunta, meu nome é Lizandro.

      Excluir
  2. oi , bem eu fiz tudo como vc disse mais quando fui procurar meu antigo blog pra ver se ele rediricionava eu nao achei nada , apena (este blog foi excluido )
    por favor sabe o que eu posso fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você tenha redirecionado para uma página que não existe, pode ter digitado o Url errado, tente acessar o blog pela sua conta no blogger.

      Excluir
  3. Anônimo16/10/12

    Meu blog tinha um url até que decidi mudar esse url por outro url.
    Como eu faço as pessoas irem para meu blog de url novo, entrando pelo url antigo?
    Tentei fazer o que você disse mas dá este blog foi removido.
    ME AJUDE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei o que você fez, mas você pode ter excluindo o blog antigo ou mudado o endereço de Url dele.
      Se você excluiu o blog, pode acessar a página inicial do blogger e veja se no lado esquerdo tem um link que diz algo como "Blogs excluídos" e se tiver clique nele, e depois em Um botão que diz algo como "Desfazer exclusão" e ele será restaurado, aí então você pode entrar na conta dele e fazer os passos acima para que redirecione para seu novo blog.

      Se você mudou o endereço Url de seu blog antigo, aí, isso fez com que a Url dele fosse excluída, você pode mudar a Url novamente e voltar a usar a antiga, ou, você também pode criar um blog com o endereço Url antigo e redirecionar para o novo, isso se ninguém usou a Url antiga para criar um blog.

      Os redirecionamentos que ensinei no post não são essas mudanças de Url do blog, esses redirecionamentos você acessa a conta de um determinado blog e redireciona uma página dele para onde quiser.

      Excluir
    2. Anônimo17/10/12

      Mais não tem como redirecionar do url antigo para o novo? Obrigado pelo resposta!

      Excluir
    3. Apenas se você tem o blog antigo com o nome de endereço antigo(url antigo), mas parece que você mudou o nome dele, por exemplo, se eu tivesse um blog chamado meu-blog.blogspot.com e mudasse o nome de endereço dele para meu-Novo-blog-2.blogspot.com aí o blogger iria mudar o nome e tudo ficaria igual, menos o nome, mas se eu quisesse que meu-blog.blogspot.com redirecionasse para meu-Novo-blog-2.blogspot.com eu teria que criar um blog com o nome de endereço chamado meu-blog.blogspot.com e ir na conta dele e então redirecionar para o novo blog, mas teria que fazer isso seguindo os passos da postagem como mostrei, e não mudando o nome de endereço do blog.

      Você pode mandar tráfego para outros blogs ou outras urls, mas, você não consegue puxar de outro blog ou outra Url para seu novo blog.

      Na mesma conta do blogger você pode ter vários blogspots, mas cada um é um e tem as configurações dele, por esse motivo o blog antigo era um, quando você mudou o nome de endereço dele, aí é como se ele fosse removido e um novo blog passa a ter as postagens e configurações do antigo, mas o nome de endereço deixa de existir(removido), isso só não ocorre quando você muda de blogspot para site registrado(mas se fizer isso usando as configurações do blogger).

      É difícil de entender, precisa se informar mais sobre o assunto, eu não tenho nada sobre registro de site pelo blogger, pois é um assunto complicado.

      Excluir
  4. Olá, eu tentei fazer o passo-a-passo para redirecionar "sejoganoblush.blogspot.com" para "sejoganoblush.com" e não consigo, fica carregando infinitamente... Vc sabe me dizer se eu preciso de um host para que ao entrar no site ".com" e clicar em um post a url mude tipo: ".com/2012/11/como-usar-blush"?
    Obrigada;

    ResponderExcluir
  5. Opa, consegui fazer o redirecionamento de outra forma, mas e quanto a uerl q não muda se eu clico em algum post, categoria ou mês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que para o que você quer, precisaria criar um redirecionamento para cada página, como mostrei acima.

      Em >Configurações >Básico >Publicação tem a opção de mudar seu blog para um blog registrado com novo nome ou em seu domínio(site) já existente, por exemplo, aqui eu poderia mudar um outro blog meu para outro-blog.fazermeublog.com mas eu teria que mudar algumas das configurações DNS no servidor e ter uma hospedagem para fazermeublog.com e isso fica difícil e iria ser um outro blog do blogger 'dentro de meu domínio' com o conteúdo original que foi postado em seu blogSpot, eu nem me atrevo a mostrar como faz essas coisas porque é muito chato de fazer e pior de explicar porque depende de onde foi hospedado ou registrado...

      Excluir
  6. Tentei tudo mais não consegui...Eu queria tipo assim quando uma pessoa entra no meu blog abri uma página para ela ser redirecionada mais não consegui apareceu assim ::
    quando fui salvar

    Os valores de origem e de destino não podem ficar vazios ou ter mais de 256 caracteres e devem começar com /.eu não entendi..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sabia, mas pelo visto não pode inserir uma Url tão grande, e, realmente no caso do redirecionamento do blogger a Url deve começar com essa barra / e, se for uma Url de outro site é possível redirecionar usando a Url de outro site sem o http: que fica no começo da Url, outra coisa que eu já citei acima que é um processo bem complicado, mas geralmente dá certo porque foi testado e até deixei uma Url como exemplo, talvez não seja o que você quer ou precise tentar mais vezes ou dar mais uma lida no texto.

      Excluir
  7. Anônimo29/3/13

    Colega,
    Criei um blog de teste (.blogspot.com) e fiz o que vc falou: inseri o endereço do blog novo no primeiro espaço como exemplo("xx.blogspot.com"), e o endereço do blog antigo no segundo (também com as barras antes do nome, sem o "http:").
    Porém, nada acontece: eu salvo as alterações, mas, ao acessar o novo blog, não sou redirecionado ao antigo.
    O que significa a opção "Permanente"? Escolhendo-a ou não, não vejo diferença...
    Se puder ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como redirecionar o blog inteiro, para redirecionar a página inicial do blog você acrescenta apenas o caractere / no primeiro campo(passo 7-a) e no segundo campo coloca a Url do novo blog sem o http: e depois você terá que redirecionar cada Url, porque ele não redireciona o blog todo.

      Depois de salvar tente criar um novo redirecionamento deixando o primeiro campo vazio e no segundo coloque a Url do novo blog, Url sem http:

      Excluir
  8. Olá, fui tentar direcionar uma pagina e nao consegui. tipo assim.
    http://www.amazoniapost.com/search/label/Brasil
    Para
    http://www.amazoniapost.com/Brasil isso é possível??
    Não consegui de jeito nenhum, me ajuda please?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o redirecionamento que você quer fazer é o oposto, preste atenção que a segunda Url que você indicou no seu comentário não existe e no momento nem é possível em blogs do blogger, já a primeira Url "www.amazoniapost.com/search/label/Brasil" essa pode existir, e, você pode tentar usar a outra Url para redirecionar para essa, aí sim deve dar certo, tenta novamente, leia com atenção o post, ele está correto, só que essa prática é cheia de detalhes importantes, uma prova de que funciona é essa Url de um blogspot meu facilefunciona.blogspot.com/Facebook que redireciona até para outro site.

      Excluir
  9. Boa noite, eu mudei o endereço do blog para um novo, sendo assim, criei um novo blog com o endereço antigo, para poder fazer essa configuração. Mas ainda não deu certo. Gostaria que fosse da página inicial de um, para a página inicial do outro. E como quero que redirecione para um novo site coloquei "//" e retirei o "http:" como estava descrito. Enfim, não consegui. Me ajude, por favor? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como redirecionar o blog inteiro, para redirecionar a página inicial do blog você acrescenta apenas o caractere / no primeiro campo(passo 7-a) e no segundo campo coloca a Url do novo blog sem o "http:" e depois você terá que redirecionar cada Url, porque ele não redireciona o blog todo.

      Depois de salvar tente criar um novo redirecionamento deixando o primeiro campo vazio e no segundo coloque a Url do novo blog, Url sem "http:"

      Excluir
  10. fiz todo o processo que vc disse mais quando fui procurar meu antigo blog pra ver se ele rediricionava apareceu blog não encontradado euma barra laranja para registrar o blog ,pode medar alguma orientação ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez você tenha digitado errado o nome de seu blog antigo quando foi acessar ele, ou, ao invés de redirecionar URL você pode ter ido em outra opção parecida, como redirecionar o blog(se ainda existe essa opção) ou mudar nome dele, infelizmente não tem como eu saber o que houve.

      Excluir

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!

Postagens Populares