Postagens | Dicas blog, Imagem, Pc Windows

Como fazer para alterar o Robots.txt no blogger para tentar ter mais visitas?

Vou mostrar uma leve modificação no robots.txt de blogs do blogger para fazer com que as páginas de categorias(label) desses blogs também apareçam nos resultados de busca da web.

A algum tempo o blogger lançou as opções de fazer melhorias em SEO de blogs e sites que usam sua plataforma, ou seja, agora é possível algumas configurações avançadas para melhorar o desempenho de seu blog em resultados de busca. Como foi dito no post anterior, que também trata desse assunto, isso não vai fazer milagre, mas, em outro blog que eu fiz essa modificação, recebeu uns 5% mais de visualizações, com essa mudança alguns blogs podem ter mais sucesso do que outros, isso pode depender do quanto as categorias são 'importantes' ou concorridas.

Esse procedimento talvez não vai fazer uma grande diferença no número de visitas que o blog recebe, como eu disse, talvez não, mas eu acho que não custa tentar, seja 5% ou 1% de mais visitas, já ouviu a frase "de grão em grão a galinha enche o papo"? O que quero dizer é que por vezes a soma de vários fatores que fazem um bom resultado.

Um fato que percebi é que em algumas situações, blogs que usam outra plataforma, como Wordpress, tem páginas similares, são as category, que aparecem nas buscas de internet, muito raramente o Google apresenta esses resultados, mas, quando a gente faz uma busca por uma unica palavra, nesses resultados elas aparecem um pouco, mas sempre tem prioridade as mais relevantes para os sites de busca, que geralmente são de 'grandes sites'.

Mas não é apenas o fato dessas páginas trazerem visitas, existe outro fator que é a ajuda que essas páginas de categoria dão para suas postagens serem encontradas por sites de busca, isso porque, nessa página de categoria os títulos são links que informam aos sites de busca a existência de um artigo(post), caso ele não tenha encontrado.

As páginas de categorias nos blogs do blogger são criadas quando a gente usa a opção de marcadores na postagem, aí é criado uma página que coloca várias postagens de mesma categoria juntas nela, o Url fica parecido com esse, http://www.fazermeublog.com/search/label/SEO

Como ver o robots.txt de meu blog?

Para ver seu robots.txt você só precisa acessar a pagina inicial de seu blog e adicionar robots.txt no final da Url, veja dois exemplos:
http://www.fazermeublog.com/robots.txt
http://facilefunciona.blogspot.com.br/robots.txt

Para acessar seu robots.txt basta você copiar o primeiro endereço acima e substituir http://www.fazermeublog.com pelo endereço de seu blog.

O que é o robots.txt de um site ou blog? Para que serve o robots.txt?

O robots.txt é um simples documento de texto e a finalidade dele é apenas informar os sites de busca, ou seja, ele instrui os sites de busca sobre quais locais(páginas e diretórios) de seu blog podem aparecer nos resultados de pesquisa, também pode informar o Url dos sitemap de seu blog.

O robots.txt também serve para tentar evitar acesso em certas páginas, essa é a função Disallow que apenas 'diz aos sites de busca' para não seguirem e não mostrar determinadas páginas nos seus resultados de busca, mas ele não serve para bloquear exibição de páginas, ele apenas instrui, mas os sites de busca seguem essas instruções, por isso, o uso errado dele pode ser danoso ao seu blog/site.

O que acontece é que, em robots.txt de blogs do blogger diz Disallow: /search e, isso indica para não mostrar ou nem verificar as páginas que estão nesse diretório e após ele(dentro dele), mas, agora temos liberdade para pegar e alterar o nosso robots.txt e podemos usar ele mesmo, porém, sem essa linha 'malvada'.

Modificar o Robots.txt de blogs do blogger

Atenção: Isso deve ser feito com muito cuidado, é para usuário avançado ou capaz de ler e pesquisar o suficiente para entender do assunto, qualquer coisa, use um blog de testes e pergunte a outras pessoas se acham que seu robots.txt está correto.

Acima eu mostrei como acessar seu robots.txt e o que você pode fazer é copiar o texto(código) dele e retirar a seguinte linha:

Disallow: /search

Mas atenção, precisa ser o código do robots.txt de seu blog, aí, vai usar esse código para configurar o robots.txt de seu blog no blogger, seguindo os passos abaixo:

    Alterar robots.txt de blogs que usam o blogger

    Para modificar seu robots.txt no blogger você precisa fazer isso usando a nova interface atualizada do blogger, mas se você usa a antiga, pode tentar acessando a versão 'rascunho' do blogger que é o Draft.blogger.com
  1. Acesse o painel do blogger na nova interface ou o draft.blogger.com
  2. Ao lado do nome do seu blog clique na seta do menu expansível
  3. Ao expandir o menu clique em Configurações
  4. Passos para poder editar robots txt no blogger
  5. Abrirá uma página, no menu da lateral esquerda clique em Preferências de pesquisa
  6. Vá até as opções Rastreadores e indexação
  7. Ao lado de onde diz robots.txt personalizado clique no link Editar
  8. Abrirá uma nova opção dizendo Ativar o conteúdo robots.txt personalizado?, marque a opção Sim, como nesse exemplo
  9. Aparecerá um campo para colocar o novo código de robots.txt de seu blog, preencha com a cópia do seu robots.txt e altere seguindo a instrução que passei acima
  10. Clique no botão Salvar alterações
Como fazer para editar robots txt em blogs do blogger para buscadores indexar blogger
O código de um robots.txt de blogs do blogger é parecido com esse abaixo, mas, não copie ele porque não é exatamente igual ao seu, para você ver o robots.txt de um BlogSpot que retirei aquela linha que impede resultados de categorias clique aquiUser-agent: Mediapartners-Google
Disallow:

User-agent: *
Disallow: /search
Allow: /

Sitemap: http://www.fazermeublog.com/feeds/posts/default?orderby=UPDATED
Como ficaria o robots.txt aqui do blog após modificar
Se eu fizesse a modificação acima, o robots.txt aqui do blog ficaria como esse abaixo, mas eu não fiz aqui porque eu uso as categorias desse blog no meu antigo blog, e ele redireciona o tráfego para esse, isso acontece porque um dia o blog antigo deu problema e eu mudei para esse, mas resolvi manter o conteúdo antigo lá.
Mas, não copie ele, é só para você ter uma comparação, perceba que em uma parte ele faz referencia ao feed do meu blog, como Sitemap para orientar mais os sites de busca sobre o recente conteúdo do blog, o seu robots.txt deve ser parecido se seu blog usa a plataforma blogger.
User-agent: Mediapartners-Google
Disallow:

User-agent: *

Allow: /

Sitemap: http://www.fazermeublog.com/feeds/posts/default?orderby=UPDATED

13 comentários:

  1. Olá tudo bom? vou fazer isso no meu blog, tomara que recebo mais visitas :).

    Tenho duas pergunta sobre seu blog, seu blog é no Blogger né? mas porque as URLs dos marcadores fica diferente, um exeplo é esse link do marcador Blogger http://foitestado.com/cat/Blogger porque no seu fica /cat/Blogger e no meu e outros fica /search/label/Blogger.

    Outra coisa também, como que você coloca os links externos assim http://www.fazermeublog.com/ir/adsense ?

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes o blog era Blog.Foitestado.com mas um dia deu um problema com endereço Ip e o blog ficou fora do ar, eu não sabia se o blogger mudou os Ips onde os arquivos estavam e não sabia qual era o novo Ip, aí como não tinha paciencia para esperar ou tentar entrar em contato eu mudei o nome do blog para www.fazermeublog.com e mantive umas categorias que já estavam em Foitestado.com/cat mas na verdade eu já pegava as categorias do blogger antes e mantinha elas nesse outro endereço para ela ser indexada e mostrada em resultados.

      Esses links http://www.fazermeublog.com/ir/adsense são redirecionamentos de Url a vantagem, entre outra é que eu posso fazer um link mais curto aqui no www.fazermeublog.com eu posso criar um link assim: <a href='/ir/adsense'>Adsense</a> e ele vai redirecionar se eu configurar o blogger para redirecionar essas Urls

      Excluir
  2. FIZ ISTO ,, VOU ACOMPANHAR OS RESULTADOS. OBRIGADO PELA PRESTEZA DE SEMPRE.. SEMPRE RECORRO AO SEU BLOG.
    GOSTARIA DE SABER SE EXISTE UM MODO PARA QUE EU TENHA MAIS COMENTÁRIOS EM MEU BLOG. ALIAS MAIS COMENTARIOS NÃO PORQUE NÃO TENHO.COMENTARIOS EM MEU BLOG ESTÁ SENDO VISITADO.MAS NINGUEM COMENTA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ser fácil comentar no seu blog, aqui, para receber mais comentários eu coloquei o formulário abaixo do post, permito até comentário anônimo e não tem as letras de confirmação, o comentário é publicado imediatamente e isso deixa as pessoas mais tranqüilas para comentar em outro post se quiserem.

      Outra maneira é você fazer uma pergunta no final do post, não escrever tudo que sabe sobre o assunto, aí as pessoas irão perguntar, postagens muito grandes também dificultam porque o formulário fica muito longe, se abaixo do post e antes do campo para comentar tem muitas coisas que deixa o formulário longe isso pode dificultar.

      Outra coisa é que poucas pessoas comentam, por experiência a maioria comenta para tirar dúvida, alguns temas podem trazer mais comentários outros menos, você precisa descobrir qual.

      Sempre que puder responda os comentários, isso faz as pessoas perceberem que se elas comentarem serão ouvidas.

      Acho que é só o que sei sobre isso.

      Excluir
  3. O meu robots.txt só aparece:
    User-agent: Mediapartners-Google

    Há algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você viu isso no blogger ao tentar fazer a alteração, mas esse que o blogger mostra nas configurações está para ser modificado, ele não é o código do seu Robots.txt antes de salvar, se você quer alterar seu robots.txt você deve acessar ele na barra de endereços do navegador usando o endereço do seu blog(como mostrei no inicio do post), copiar ele, e então retirar aquela linha que citei acima e salvar as alterações.

      Em ultimo caso, se você usa o blogger e se ao acessar o seu robots.txt usando o endereço Url de seu blog e ele estiver vazio, aí você pode copiar o código do meu e, na parte do Sitemap, substituir o endereço Url do meu blog pela Url do seu blog, testar o endereço do sitemap e se estiver correto, aí então você pode usar esse código.

      Excluir
    2. Obrigado, mas deixarei desativada a opção do txt.

      Excluir
  4. Mas se fizer isso posso ser penalizado pelo Google? o Google vai indexar como conteúdo duplicado?

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a você duplicar seu próprio conteúdo o Google está mais tolerante, o que o Google fará é valorizar mais uma, sempre as postagens pelo seu título e outros padrões como por exemplo a data da publicação ou indexação, e mesmo assim, uma página de categorias nunca será igual uma de suas postagens, ela será uma página que incluirá vários posts numa e isso os blogs do blogger já fazem nas páginas arquivadas, como essas /2012_05_01_archive.html e que são indexadas, porém, como eu disse, elas tem menos valor, tanto pelo título quanto pelas "configurações" que o Google tem.

      Excluir
    2. Julio14/6/12

      De fato o que você falou parece estar correto, eu leio sites wordpress e percebi que eles tem as /category e elas são indexadas, eu acho que elas tem o mesmo padrão que as /labels do blogger e os sites wordpress não foram penalizados, isso indica que se as /labels do blogger forem indexados o google vai dar o mesmo tratamento e não vai penalizar, o google parece estar mais tolerante com seu próprio conteúdo duplicado, acho que não punir seu próprio conteúdo duplo foi necessário até porque duplicar o conteúdo tem sido uma prática que vem sendo bastante usada para disponibilizar o mesmo conteúdo para diferentes navegadores ou dispositivos, e para analises de melhor layout e desempenho...

      Excluir
  5. Eu alterei o robots.txt tirando a linha "Disallow: /search" e salvei. Mas quando eu digito, por exemplo "www.meusite.com.br/robots.txt" , para conferir se a linha saiu de lá, mas ela continua lá. O que eu faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso, você substitui "www.meusite.com.brv" pelo Url de seu blog? se mesmo assim você não viu alteração em seu robots.txt, pode ser porque ele está em cache de seu navegador, tenta limpar o cache ou acessar com outro navegador.

      Tenha o cuidado de não confundir a linha que que diz apenas "Disallow:" com a linha que diz "Disallow: /search"

      Excluir
  6. Valew, me ajudou muito, forte abraço! sucesso! achei este posto pelo google! está funcionando!

    ResponderExcluir

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!

Postagens Populares