Postagens | Dicas blog, Imagem, Pc Windows

Como fazer para conseguir ter mais comentários no blog ou site

Como fazer para conseguir mais comentários no meu blog ou siteVou mostrar algumas dicas para você receber mais comentários em seu blog ou site.
Um artigo ou postagem original, ou seja, que nunca antes foi escrita é importante para receber mais visitas, claro que precisa ter qualidade, mas, no quesito originalidade, os comentários quase sempre são, porque geralmente as pessoas escrevem o que pensam sobre um assunto, e, fazem isso com suas próprias palavras, esses comentários podem trazer novas visitas para seu blog, um dos motivos são as palavras e frases que as pessoas usam e que podem vir a aparecer nos sites de busca, outro fato é que aumentam o tamanho do texto e dão uma atualizada no post(artigo), e essas duas coisas os sites de busca 'gostam', e por vezes os comentários fazem as pessoas permanecerem mais tempo lendo o blog/site, seja para ler os comentários ou escrevendo um, e, acredite, quando uma pessoa visita seu blog por meio de um resultado de uma busca na web, nesse situação os sites de busca tem meios para perceber o tempo que permanecem, e se esse tempo for maior eles consideram que talvez seu conteúdo seja relevante para aquela busca, só nessas questões citadas você já pode perceber a importância de ter comentários em seu artigo, outro fator é que algumas pessoas, na maioria das vezes inconscientemente, julgam um artigo ser bom pela quantia de comentários nele.
Outro fato é que tendo comentários num artigo, quem vê os comentários sente-se em um local mais 'vivo', ou seja, onde circulam pessoas, mesmo inconscientemente isso é atrativo, que ali interagem outras pessoas, que existe um espaço para poder opinar e ser ouvido.

    Dicas para aumentar o número de comentários

    Sempre que eu me referir a post ou postagem, estou falando de um artigo ou texto.
  • Facilitar o ato de comentar, para isso, o formulário deve estar no post(artigo), permita até comentário de anônimos, tire aquelas letras de confirmação que precisa digitar para publicar o comentário, permita que o comentário seja publicado no mesmo momento, as pessoas gostam de ver seu comentário aparecendo no post. Essas atitudes facilitam o comentário, assim aumenta a possibilidade da pessoa comentar novamente em seu blog.
  • Diminuir as regras para comentário, tente usar regra mais flexíveis, regras muito rígidas podem podem constranger o leitor e fazer com que ele desista de comentar.
  • Ótimas postagens ou postagens com temas polêmicos geralmente trazem mais leitores que comentam se o post for bom, e, se for polêmico podem reagir a ele, contrariamente, a favor ou opinando, o fato é que as pessoas geralmente comentam quando gostam muito, quando é uma novidade, quando algo comove elas, quando mexe com as emoções da pessoa, as vezes até algo muito engraçado gera reações que viram comentários.
  • Agradecer o comentário, não precisa ser sempre, nem é bom você agradecer todos se forem muitos, isso porque vai deixar os comentários 'pesados', ou seja, cheio de pequenos comentários irrelevante, prefira agradecer aqueles comentários melhores e que você possa acrescentar algo, concordar ou discordar.
  • Nunca contrariar um comentário de um leitor, claro que não falei sério, você pode discordar de um comentarista, mas faça isso educadamente, é bom dar a sua opinião sobre o que alguém falou, mas existem maneiras de discordar sem 'magoar', você pode começar agradecendo pela opinião, isso quebra o gelo apra o próximo passo que é discordar, então diga que entende o ponto de vista da pessoa mas que você pensa diferente, explique porque. Tem pessoa que não gosta de ser contrariada, a maioria das pessoas, podem sentir-se humilhadas, por isso não seja ditador, usando afirmações do tipo 'eu tenho certeza...', 'é assim...', até porque você é humano e não está livre de erro, ninguém é dono da verdade. Ao discordar prefira usar palavras como: Eu acho que..., Talvez seja..., Eu penso que.... Se você tratar mal um leitor, ele pensará três vezes antes de comentar novamente, outros leitores poderão pensar duas vezes....
  • Evitar textos muito grandes, apesar de serem bons para trazer visitas de sites de busca(desde que originalmente seu), os textos grandes fazem o formulário ficar muito abaixo do post, podem cansar o leitor e ele não comentar, podem ser completos o suficiente a ponto do leitor nada ter a acrescentar.
  • Fazer um texto 'incompleto' pode trazer comentário com informações e perguntas, mas, deve ter o cuidado de escrever um texto com pelo menos o básico do que o título propôs. Se for tentar isso, deve ter cuidado para não deixar o post ruim, não deixar incompleto a ponto de faltar algo que seja importante e nem mesmo escrever algo errado ou difícil de entender. Se você deixar alguma informação faltando pode acrescentar no futuro, por meio de comentário se surgir uma pergunta ou reeditando o post.
  • Fazer pergunta ao finalizar o artigo, falar sobre sua(s) dúvida(s) em relação ao assunto, ou, até mesmo fazer de conta que você está em dúvida sobre o tema abordado, pode ser em qualquer parte do texto, essas coisas podem fazer com que as pessoas opinem. Você pode fazer essas perguntas de maneira natural, tente não fazer algo parecido com um questionário.
  • Prefira postagens resumidas na página inicial, isso fortalece a postagem individualmente, 'obriga' o leitor a acessar uma(s) postagem para ler toda, os sites de busca dão prioridade ao post, naturalmente levam mais pessoas às páginas de postagens, lembre-se que é no post que está o formulário para comentar, assim aumenta a chance de comentário quando o leitor acessar o post e ver o formulário para comentar. Por tal, páginas de postagens são o que mais importam num blog, para atrair pessoas.
  • "Um comentário puxa outro..." Se, com o passar do tempo ninguém comentar, peça para que alguém o faça, mãe, irmão... As vezes o fato de já ter um ou dois comentários pode servir de incentivo para outros comentarem, pode usar a sugestão abaixo.
  • Aparecer um avatar de perfil do comentarista na área dos comentários, nem que a imagem não seja do perfil dele, mas, uma simples imagem já faz diferença, fica mais visível que ali contém comentários, deixará essa área do blog mais atraente e chamativa, assim dá mais vontade de comentar.
  • Fazer amizade com blogueiros que postam coisas parecidas com o que você posta(mesmo nicho, temas parecido), comente no blog deles e veja se eles fazem o mesmo, veja as importantes dicas para divulgar seu blog comentando, assim terá duas vantagens. Pode até combinar algo com alguém que tem um blog de assunto parecido para fazer isso com certa frequência... Assinar o feed para saber de novo post nos blogs de amigos, você comenta no blog de seus amigos e eles comentam com relevância no seu blog, ambos saem com dupla vantagem.
Finalizando, eu mesmo não uso de todas as táticas acima, prefiro fazer postagens mais completas, as regras para comentar são um pouco rígidas, isso porque geralmente escrevo artigos do tipo tutorial, e se eu deixasse um post meio incompleto seria ruim para os leitores, talvez se eu dividisse ele em duas partes, mas será que as pessoas saberiam que era meio post?... Aqui as pessoas usam os comentários para tirar dúvidas, sendo assim eu só respondo os comentários com dúvidas e, para que os leitores com dúvidas não percam seu tempo lendo comentários pouco relevantes, eu tento desestimular comentários com pouca relevância e já coloquei o agradecimento nas regras de comentário. Cada caso é um caso, você decide quais das dicas acima serão úteis para seu blog, você pode testar algumas ou todas. Só se chega a melhor solução, testando todas as relevantes.

Para aumentar a quantia de comentários precisa aumentar o número de visitantes, para isso é bom divulgar seu blog e fazer boas postagens.

7 comentários:

  1. Parabéns! Era o que estava faltando, muitos conselhos e informes já estava praticando. Muito bom!!! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Anônimo28/11/12

    ola amigo, só postei pra dizer que li seu artigo e resolvi comentar, seguindo suas dicas. Sorte e sucesso cara

    ResponderExcluir
  3. bom eu tenho o blog a 6 meses e ninguém nunca comentou você acha que é algum problema ou isso é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita coisa influencia a quantia de comentários, a quantia de visitantes, o tipo de público, a facilidade para comentar, testa seus comentários, tente comentar como anônimo em um navegador diferente que você não está logado com sua conta que usa no blogger, e veja se saiu o comentário, precisa ver se a opção de moderar não está ativada, eu mesmo uma vez optei por ativar a moderação e não percebi que nesse processo a opção de enviar para o meu e-mail foi cancelada, aí eu tinha um monte de comentários para moderar.

      Mas, eu mesmo tenho percebido um número bem menor de pessoas que comentam, parece que a maioria do público hoje visita, lê, e apenas isso, acho que elas preferem usar redes sociais para expor suas ideias, tanto é que as redes como facebook estão em alta.

      Excluir
  4. antes que eu esqueça dexa eu passar para o pessoal: recebi uma notificação que bloggs de conteudo adulto é para o proprietario retira-lo, ou o proprio blog fará isso segundo AS NOVAS DIRETRIZES FIRMADA EM 30 DE JUNHO DESTE ANO. tirei o meu, ate parece que a net está perdendo a graça são tantas senhas, tantas coisas que chegam a ser ridiculas, acabaram com o orkut que deu lugar a um outro nao tao bom quanto ele, o msn com seus maravilhosos recursos tb faleceu, e assim a net vai perdendo agraça. ta dado meu recado, LAMENTO mas conteudo adulto como era meu blog, estã fora.

    ResponderExcluir
  5. As pessoas geralmente não gostam de comentar, só se alguém entende que aquele artigo veio na hora certa para resolver um problema iminente, daí sim, senão é muito difícil. A taxa de comentários numa geral acho que não é muito alta não. Para ter participação do público, o melhor seria um fórum.

    Abraços!
    Recomendo ~ http://www.bloginteligente.com.br/irqzero-hospedagem-blogs

    ResponderExcluir
  6. As dicas foram válidas. Ajudou bastante.

    ResponderExcluir

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!

Postagens Populares