Postagens | Dicas blog, Imagem, Pc Windows

Por que criar subtítulos em artigos de sites e blogs? Veja como faz no blogger

Explicarei o motivo para criar subtítulos - quando for vantagem fazê-lo - em artigos e também vou mostrar como criar subtítulos dentro da postagem em blogs do blogger, sem mexer em códigos Html, e qual a importância de usá-los.

Também é uma dica de técnica SEO bem básica e simples, que é o uso de novos títulos dentro de um mesmo artigo, no caso de posts do blogger, não requer conhecimentos avançados, basta você pensar onde acha melhor criar um subtítulo, eles podem ajudar a valorizar seu post(artigo) para aparecer mais nos resultados de busca, para ter um visual melhor e ser mais fácil de ler e entender, para as pessoas também.

Existem algumas 'regras' para um subtítulo e título, como o tamanho, que não deve ser muito grande, você deve evitar criar em excesso, imagine que você crie um subtítulo a cada três linhas, pode ficar um texto chato de ler.

Vantagens de subtítulos no texto

  • Mostra que você continua no assunto do título, mas, subtítulo valoriza, classifica e separa seu texto em partes com diferentes individualidades.
  • Chama a atenção para diferentes ideias ou nova abordagem.
  • Deixa o texto menos cansativo para ler, e pode fazê-lo parecer mais interessante e fácil de entender.
  • Tem mais valor para os sites de busca, podem aparecer mais nos resultados de busca, ou ajudar o artigo a aparecer mais e ter mais valor.
  • Subtítulos permite que o leitor filtre o conteúdo, que, apenas de observá-los, entenda melhor sobre o que trata o assunto, que ele possa escolher partes que, por algum motivo, não tenha interesse em ler. A maioria dos internautas estão habituadas a ler por partes, ler um pedaço e talvez ignorar outro(fazem isso observando os títulos), é aconselhável você adequar seu texto a isso, as pessoas dificilmente irão mudar esse hábito para ler grandes textos.
  • Desvantagens em criar subtítulos, se você não exagerar e não usar palavras que mintam sobre o assunto, não terá desvantagem.

Quantas e que palavras uso para criar subtítulos?

Como eu disse acima, título não deve ser muito grande, porque ficará 'ruim' de ler, pode confundir mais do que esclarecer, os sites de busca podem interpretar como uma tentativa de fazer algo parecer o que não é, evite mais de 80 caracteres. Subtítulos ou títulos curtos dificilmente 'recebem importância', por exemplo, observe que acima eu mostrei as vantagens dos subtítulos, eu poderia ter intitulado aquela parte do texto apenas como 'vantagens', mas, talvez alguma pessoa não saberia de que vantagem eu falava, meu subtítulo seria apenas uma palavra, mas sei que uma frase tem mais possibilidade de aparecer nos resultados de busca.

As palavras usadas no subtítulo devem, preferencialmente, aparecer no texto abaixo dele, ter alguma relação com o assunto abordado ou proposto no título, claro que, para escrever o texto, você não precisa usar todas as palavras que estão no subtítulo, mas deve ter relação com a mensagem(ideia) que quer passar.

Para títulos, prefira usar frases e palavras que você acha que as pessoas vão pesquisar, geralmente coisas que as pessoas usam no cotidiano, geralmente palavras simples dão melhor resultado. Crie títulos criativos, que aguçam o interesse ou curiosidade das pessoas, mas sem deixar de perder a clareza do assunto, ou seja, não adianta ser criativo a ponto das pessoas não entenderem o título ou o tema que será abordado.

Se você leu o texto até aqui, deve ter percebido que usei subtítulos, talvez não tão interessantes, dei destaque a algumas palavras, deixei um espaço entre parágrafos, isso deve ter deixado o texto mais atrativo e fácil de ler, se fosse um longo texto e sem essas pausas ele ficaria um pouco confuso e, cansativo apenas de olhar.

Colocar subtítulos em blogs do blogger

Essa opção está disponível para nova interface do blogger, ou quem usa a interface antiga se ativou o novo editor de postagem, por esses motivos a imagem abaixo pode ser diferente do que você verá, mas é parecido.
  1. Esteja já na área de criação de postagem
  2. Na opção de Escrever
  3. Selecione a frase que será subtítulo
  4. Procure, na barra de ferramentas do editor a opção que diz Normal e clique nela, aí escolha entre Subtítulo ou Título secundário
Até hoje, eu nunca usei a opção título porque tem valor maior que o título dado ao post, não sei como isso pode influenciar, mas, o subtítulo tem menos valor que o título e o título secundário menos valor que ambos.
inserir sub-titulo em postagem com interface antiga do blogger

Quais as tags de título em Html?

Usando as opções acima, quando você cria um título dentro do post o blogger usará nele a tags <h2> e para um subtítulo <h3> e o título secundário <h4>, os nomes dados são uma maneira para que você perceba que eles tem um valor e podem indicar uma hierarquia, mas são títulos, claro que um título subordinado do outro é um subtítulo.

Existem seis títulos e eles tem valores, no HTML o <h1> geralmente é usado para a logomarca e título do blog, o número menor tem mais valor, como se fosse o 1º na hierarquia e o <h6> é o título de menor valor, veja como essas tags são aplicadas no Html:

<h1>título extremamente 'forte'</h1>
<h2>título muito 'forte'</h2>
<h3>título 'forte'</h3>
<h4>título</h4>
<h5>título</h5>
<h6>título</h6>

Os navegadores exibem os títulos em fonte maior, parecido com o mostrado acima, mas, isso pode ser alterado usando estilos próprios para eles, mas isso já foge muito ao assunto proposto aqui.

6 comentários:

  1. Anônimo7/11/12

    Obrigado ao editor deste blog, pois nunca havia pensado nessas coisas referentes ao subtítulo e tampouco sabia como fazê-las !!!

    Tenho blogs há 9 anos e pra mim é uma gratíssima novidade!

    Aliás, descobri esse blog há uns meses e tenho bebido muito nessa preciosa fonte.

    Valeu!

    Paulinho Meira

    ResponderExcluir
  2. Eu queria organizar meu Blog e queria saber como faze-lo. Aqui no seu blog, esta arquivos do Blog, e subtítulos meses e anos. Como fazer ? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui mostrei como cria o sub-título no post. Nas laterais, eles são criados quando você adiciona um gadget, aí é o título dele, quanto ao arquivo do blog, você pode optar por adicionar um gadget do blogger, clique e então escolher a opção arquivo do blog e configurar ele, no momento eu tenho apenas um post que fala sobre o arquivo do blogger mas agora ainda está com o passo a passo desatualizado porque o blogger mudou tudo com a nova interface.

      Eu recomendo que crie ou use um outro blog para fazer testes e saber como ficam as coisas novas. Aí você pode acrescentar coisas, pode inclusive usar o editor de postagens para criar algo e adicionar num gadget do tipo Html/JavaScript.

      No caso do meu arquivo eu optei por uma lista de links, o gadget de arquivo do blogger é mais recomendado porque é atualizado automaticamente e fácil.

      Excluir
  3. Anônimo14/3/13

    Excelente blog e excelente artigo. Parabéns. Tenho uma dúvida que gostaria que fizesse o favor de me esclarecer. Relativamente às h1. Por definição, o blogger (blogspot) atribui h1 ao título do blog. Porém, eu no layout tenho a opção de " mostrar imagem em vez de título e descrição. Para que apareça um banner e não o título. Ou seja, em princípio nada tenho classificado como h1 na página inicial do blog, correto?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode optar por usar uma imagem para logotipo(banner) em blogs do blogger, pelo layout e estrutura do código o logotipo terá uma boa importância por estar bem no topo e porque o Título será usado como texto alternativo do logotipo, a famosa tag alt, e, o fato de blogs do blogger terem feeds que irão ter esse mesmo título e irão linkar seu blog como alternativo para leitura e apresentação de conteúdo em navegadores, e assim o título será bem compreendido por sites de busca, e, ainda terá no seu blog as tags <title> que conterão esse título.

      Mas, é bom ter um título do blog, mesmo que fique a logomarca no lugar dele, isso porque o título será colocado em outras partes do Html do blog, que, nem sempre estarão visíveis, mas, serão 'compreendidos e lidos por sites de busca'.

      Excluir
  4. Muito bem explicado.
    Obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!

Postagens Populares