Postagens | Dicas blog, Imagem, Pc Windows

Por que parece tão difícil usar o blogger para criar um blog ou site?

Vou tentar passar umas dicas para esclarecer porque o blogger parece tão difícil de usar, pelo menos para alguns, já que muitas pessoas tem me relatado que não conseguem fazer as coisas no blogger.com

Primeiramente, tudo que tem muitas opções pode ficar um pouco complicado, e, o blogger não seria uma das melhores ou melhor plataforma para publicação de conteúdo se não tivesse muitas opções, avançadas e não, se você observar, até um programa ou uma ferramenta que seja multiuso ou tenha muitas opções é mais complicado que algo bem comum.

A dica principal que sempre passo é que usem um blog de testes e pratiquem nele antes de qualquer coisa, a segunda é começar e dar preferência para um modelo do próprio blogger e não modelo de template baixado da web, evitar ao máximo mexer no HTML do modelo. Dar mais foco a coisas como postagens, em seguida logomarca, gadgets de compartilhamento, busca, assinatura de feed ou opção de seguir em redes sociais, design visual e por ultimo aquelas incrementações 'escandalosas' com pouca utilidade. Nem todo blog é igual, alguns precisam dar a opção de entrar em contato, outros precisam ter uma página de apresentação falando sobre o que é o blog, principalmente se for se tratar de um blog de empresa.

Como buscar ajuda sobre o blogger na web

Se você precisa muito de ajuda para implementar e aprender a usar o blogger, aí você pode pesquisar na web, no Google, existem muitos artigos com dicas sobre o blogger, mas, é bom ter cuidado, pois o blogger mudou seu visual em 2012, ele passou a ter uma nova interface, então, você pode incluir as palavras 'nova interface' ou então 'interface atualizada' em suas buscas relacionadas ao blogger.com e, também pode prestar atenção que artigos criados antes de 07 ou 08/2012 podem estar desatualizados e não fazerem muito sentido porque existia a antiga interface do blogger, por isso a data do artigo(tutorial) é outra coisa a que você deve estar atento, também pode observar as imagens dos artigos sobre blogger, quando as imagens ou fotos do blogger tiverem mais tons de marrom é porque ela pode ser da versão anterior, aí, o artigo foi feito para aquela interface(versão) e hoje os passos que indicam nela podem não estar totalmente correto, o que para quem não sabe disso pode confundir mais, veja exemplos de como era o blogger antes e agora:
exemplo imagem como criar posts na interface antiga do blogger
imgem pagina inicial do blogger na nova interface que configurações ficam ocultas
Se você observar, a primeira imagem acima tem cores mais marrons, o menu de opções estava sempre no topo e isso facilitava, mas, o que quero mostrar é que se você ver, num tutorial sobre o blogger, uma imagem com tons muito marrons é para a antiga interface, aí, aquilo que está descrito será mais difícil aplicar porque os nomes das opções podem ter mudado.

Outra maneira é, ao ler um artigo sobre o blogger, procurar nele pela palavra "interface" e ver se está falando que é para a nova ou antiga interface, ao ler um artigo você pode localizar rapidamente uma palavra, basta pressionar as duas teclas de atalho Ctrl F e digitar a palavra.

Bom, a interface do blogger mudou, isso pode ter confundido muito as pessoas que já usavam, aquelas que irão usar o blogger, principalmente porque existem diversos artigos na web para a antiga interface, e, muita gente achava ela muito mais fácil de usar, inclusive eu, mas fazer o que, além de ser grátis, a decisão não é nossa e continua sendo uma das plataformas mais usadas e que mais inova.

É ruim quando as coisas são difíceis de aprender ou entender, o bom é que cada vez que você aprende algo novo seu cérebro fica mais preparado para aprender coisas novas e, muitas vezes o que você aprender usando o blogger você verá que outros sites e ferramentas na web tem uma certa semelhança, e, esse aprendizado acaba lhe servindo e facilitando para mexer com outras coisas que serão parecidas. Para ser blogueiro, ou qualquer coisa que queira desempenhar com sucesso, precisa ter a mente aberta a novas descobertas e possibilidades, prepará-la para aprender sempre e usar muito ela.

Um comentário:

  1. Concordo com inovações, entretanto, acredito que algumas delas não estão funcionando em todos os modelos, os recursos de alteração avançada de gadgets, de fontes, cores nem sempre funcionam a contento, muda de modelo para modelo. Algumas facilidades de inserir alterações através de html, tornam dificil o entendimento, e precisamos de orientação, a blogger se a gente recorre na web nem sempre é acesso fácil e compreensível.

    ResponderExcluir

→Dê sua opinião. Faça comentário relacionado ao post.
Comentário com e-mail será excluído
Antes de perguntar leia o texto até comentários e pesquise, a resposta virá no comentário, para ser avisado use uma conta e o link: Subscribe by email(abaixo)
Será excluído comentário não relacionado ou com Url de blog/site(Divulgar? Clique)

Comentário reflete a opinião do comentarista. Desde já, Obrigado!

Postagens Populares